Home Estados Bahia Em defesa do bandejão da UEFS!
Em defesa do bandejão da UEFS!
0

Em defesa do bandejão da UEFS!

0

Se há um aspecto da permanência estudantil que é universalmente utilizado e absolutamente necessário é o Restaurante Universitário (R.U.). Seja porque o estudante precisa ficar 2 ou até 3 turnos na Universidade, seja por não ter tempo para preparar comida ou porque é a única opção que cabe no orçamento: a grande maioria dos estudantes utilizam e dependem do R.U. para sua permanência na Universidade, quando não para sua subsistência. Por isso não podemos aceitar o ataque a esse direito e conquista histórica do Movimento Estudantil, que não é uma benesse do Governo, mas fruto da luta organizada dos estudantes. (…)

O orçamento necessário para que o bandejão continue a oferecer os serviços atuais passa de 7 milhões, porém, o Governo do Estado – através da política de contingenciamento – destina apenas 3,6 milhões. Para se ter uma noção da precarização que passa os estudantes da UEFS, em 2017 o orçamento para assistência ao estudante universitário (R.U. e bolsas) foi somente R$4.012.509,20.

A UJC defende o R.U. da UEFS e repudia as ações do Governo do Estado que retrocedem os direitos conquistados historicamente pelos estudantes em luta! Além disso, defendemos a manutenção dos serviços e preços atuais e a luta pela ampliação do bandejão. Nossa reivindicação é o 1% da RLI para assistência e permanência estudantil e não aceitaremos retrocessos!

Texto Completo: