Home Internacional Declaração de solidariedade da FMJD para com a juventude e os estudantes do Irã.
Declaração de solidariedade da FMJD para com a juventude e os estudantes do Irã.
0

Declaração de solidariedade da FMJD para com a juventude e os estudantes do Irã.

0

Tradução: União da Juventude Comunista-Brasil

Original em: WFDY

 

A Federação Mundial da Juventude Democrática expressa sua solidariedade e apoio à juventude, estudantes e, em geral, ao povo do Irã que, no presente momento, enfrentam a repressão, violência e opressão por parte das forças policiais e paramilitares de seu país.

Nos últimos dias, a juventude iraniana vem, em uma luta árdua, protestando pelas ruas de mais de setenta cidades do país por seus direitos ameaçados pelas políticas econômicas, sociais e culturais do regime, responsáveis pelo aumento dos preços de bens básicos de consumo, amplo desemprego, avanço de privatizações e pobreza extrema em escala massiva. Estão se colocando contra as violações, por parte do governo, de direitos humanitários e democráticos da população e se opondo, igualmente, às políticas antipopulares e aos acordos prejudiciais aos trabalhadores.

A FMJD condena os métodos interrogatórios desmedidos do regime, incluindo a tortura, que objetiva causar a desmobilização da juventude e dos estudantes. Até o momento, pelo menos vinte e duas pessoas foram mortas e mais de mil e quinhentas foram sumariamente presas.

A FMJD demanda que as autoridades publiquem uma lista de nomes de todos   aqueles presos nas manifestações, junto ao local onde se encontram. A FMJD   também demanda, conjuntamente à juventude iraniana, o fim imediato de toda  tortura e a libertação de todos aqueles presos pelas forças de segurança, além da remoção de todas unidades securitárias e militares de dentro de campi universitários.

No mais, a FMJD expressa seu total apoio e solidariedade à sua organização-membro, a Juventude Tudeh da classe trabalhadora iraniana, que também está nas ruas apoiando as mobilizações populares e progressistas. A FMJD também chama a suas organizações-membros e à juventude de todo o mundo a expressar, da mesma forma, seu apoio e solidariedade à luta da juventude e do povo do Irã por paz, direitos democráticos e humanitários, justiça social e pela  manutenção  de  seu posicionamento contra os planos e tramas do imperialismo  estadunidense,  do governo reacionário de Israel e do regime repudiável da Arábia Saudita.

Viva a luta por paz e progresso!

Vitória à luta dos povos por liberdade, democracia e justiça social! Vida longa à solidariedade internacional e ao anti-imperialismo!

Em nome da FMJD, Birô central,

11 de janeiro de 2018, Budapeste.