c Declaração da FMJD sobre o ataque de mísseis dos EUA contra a Síria – UJC
Home Internacional Declaração da FMJD sobre o ataque de mísseis dos EUA contra a Síria
Declaração da FMJD sobre o ataque de mísseis dos EUA contra a Síria
0

Declaração da FMJD sobre o ataque de mísseis dos EUA contra a Síria

0

A Federação Mundial da Juventude Democrática condena os ataques de mísseis dos EUA contra objetivos na Síria, no dia 6 de abril. Este ataque é um ato adicional à agressividade que o povo da Síria tem enfrentado nos últimos anos. É um ataque que reforça a intervenção imperialista na Síria e na região. A desculpa de utilização de armas químicas na cidade de Khan Sheikhoun não encontra razão de ser já que não existe nenhuma prova que demonstre a responsabilidade pela utilização de armas químicas.

 

O bombardeio dos EUA à Síria é a continuação da política estadunidense anterior, agora realizada por uma nova administração.  É óbvio que as intervenções e a invasão militar são algo que a OTAN nunca abandonou de seus projetos. Primeiro a agenda imperialista na região criou, entremeou e financiou grupos armados do EI. A OTAN e seus aliados desde o princípio da guerra contra a Síria, proporcionaram apoio a grupos terroristas armados dispostos a desestabilizar a paz na região e criar um espaço para novas intervenções em estados soberanos como a Síria. A agenda imperialista da OTAN aponta para o controle dos recursos energéticos. Os benefícios imperialistas resultaram da redefinição das fronteiras da região com o sangue dos povos.

 

A FMJD expressa sua solidariedade com o povo sírio e convoca a juventude do mundo a unir suas vozes com todas as forças de movimento pacifista do mundo que buscam o fim total da intervenção estrangeira e da guerra contra a Síria. A FMJD pede uma solução pacífica baseada no espeito e na soberania, a unidade e integridade territorial da Síria e o direito do povo de eleger a direção e o futuro de seu país.

 

Budapeste, 13 de abril de 2017

 

Birô Coordenador da FMJD.

Imagem: Fronte Della Gioventu Comunista