Home Educação Contra o retorno das aulas presenciais!
Contra o retorno das aulas presenciais!

Contra o retorno das aulas presenciais!

0

Nota política do Movimento por uma Universidade Popular

Na manhã e hoje, 02/12/20 foi publicada em Diário Oficial da União a portaria nº 1.030 do Ministério da Educação, que delibera o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino superior. Essa portaria interfere diretamente no funcionamento e organização das das universidade e institutos federais, assim como orienta também a rede privada de ensino, que desde de março deste ano tiveram suas atividades presenciais suspensas, diante da necessidade de seguir as recomendações de saúde como consequência da pandemia do novo coronavírus.

Ao autorizar esta portaria o Ministério da Educação Ignora não só ignora o fato de que ainda enfrentamos uma pandemia, como também a retomada do aumento no número de casos de infecção, internação e mortes por todo o país. Esta postura do atual governo federal demonstra mais uma vez a tamanha irresponsabilidade e a ausência de uma política para enfrentar a pandemia e garantir a segurança dos trabalhadores e da juventude.

O ano de 2020, sobretudo o segundo semestre, foi marcado pelo retorno forçado as atividades em condição remota, ignorando não só as condições desiguais em que se encontram os estudantes e jovens trabalhadores, mas aproveitando deste momento para ampliar seus interesses de precarização e desmonte do ensino público. Sem qualquer diálogo ou consulta às instituições os mesmo que impuseram o ensino remoto agora querem irresponsavelmente impor o retorno presencial em janeiro de 2021. A medida que amplia suas medidas de sucateamento e cortes, principalmente os investimentos em pesquisa, o governo Bolsonaro-Mourão ataca a autonomia das instituições, desrespeitando as consultas realizadas e intervindo abertamente na nomeação de reitores e gestores. Dessa forma, garantindo que terá a frente das Universidades e Institutos Federais aliados de seu projeto destruição dos serviços públicos e entrega para a iniciativa privada e o capital estrangeiro.

Apesar da declarada possibilidade de recuo na portaria, precisamos lutar contra mais essa medida absurda e impedir o retorno das aulas e atividades presenciais enquanto não houver a disponibilização da vacina contra a covid-19. Entendemos que a prioridade deve ser salvar vidas e por isso só ter o retorno presencial das aulas quando for realmente seguro!

CONTRA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS!
EDUCAÇÃO ACIMA DO LUCRO!
POR UMA ESCOLA E UNIVERSIDADE POPULAR!