c Avante, Temos Muito Ainda por Fazer! – UJC
Home Sem categoria Avante, Temos Muito Ainda por Fazer!
Avante, Temos Muito Ainda por Fazer!
0

Avante, Temos Muito Ainda por Fazer!

0

(Declaração política da UJC-PE)

A União da Juventude Comunista – Pernambuco realizou seu planejamento semestral, entre os dias 14 e 15 de setembro do corrente ano, no município de Itamaracá, Região Metropolitana de Recife.

A construção da proposta apresentada no planejamento foi fruto de momentos prévios de proposição das ações, responsáveis, prazos e quem ou qual instância supervisionar e monitorar a ação/responsável. Esses momentos prévios se deram nas reuniões da direção estadual, em sua maioria abertas ao conjunto da militância.

Diferente de planejamentos anteriores esse teve características diferentes que foram fundamentais para o melhor aproveitamento das discussões e encaminhamentos.

Em primeiro lugar: o local e tempo da atividade. Em vez de construir uma atividade em Recife ou Paulista, municípios em que dispomos de maior número de militantes e sedes regionais do PCB, a direção estadual optou em realizar o planejamento num local que permitisse o alojamento, visando, assim, a total disponibilidade e envolvimento da militância com a atividade, dessa forma montou-se uma estrutura e programação adequada para o planejamento e confraternização entre os militantes. Em segundo lugar, a definição por reuniões com caráter de pré-planejamento que, ao término, definiu uma proposta geral a ser discutido nos dias do planejamento, o que agilizou os debates e a formulação conjunta das atividades para o próximo semestre.

O planejamento é uma ferramenta necessária para iluminar as ações da militância, quando deixamos claro quais ações iremos desempenhar e em que prazos, permite, ainda, maior coordenação sobre nossas atividades e evita cair no mal de muitas organizações políticas: o espontaneísmo. Temos a total clareza que a conjuntura é extremamente dinâmica e muitas vezes teremos que reconstruir prioridades, mas sem ter em vista um planejamento estratégico estaremos sempre à deriva do acaso e da espontaneidade.

Os desafios e dificuldades serão muitos nesse entretempo, todavia saímos mais fortes e coesos desse planejamento. Como afirmou Benoni Codácio (ex-militante da UJC, dirigente do PCB e assistente da juventude): “sabemos que as discussões foram boas e proveitosas, mas a satisfação só será plena quando colocarmos em prática com afinco e qualidade tudo o que nos propomos, só assim teremos certeza que este planejamento realmente foi bom”. A UJC está ciente desse desafio, e estamos cada vez mais convictos de nosso papel de “escola de rebeldia”, conforme descrição de Anibal Valença (ex-militante da UJC e atual secretário político do PCB-PE).

Com o intuito de nos fortalecemos ainda mais, a UJC-PE estará realizando, em breve, seu Ativo de Organização, com dois objetivos já definidos: realizar momento oportuno para maior conhecimento sobre a estrutura organizativa da UJC aos novos militantes e a necessária reformulação da direção estadual.

Estudar, organizar e lutar!

Viva aos 86 anos da União da Juventude Comunista!

Construindo o poder popular, rumo ao socialismo!