Home Sem categoria Moção de apoio à luta do povo Paraguaio
0

Moção de apoio à luta do povo Paraguaio

0

Nós, comunistas da União da Juventude Comunista, a UJC, ao realizarmos nosso VI Congresso Nacional, na cidade de Niterói/RJ, entre os dias 12 e 15 de julho de 2012, retificamos nosso apoio aos povos em luta, em especial ao povo paraguaio, contra o golpe de Estado.

No Paraguai os camaradas encontram-se há mais de um mês resistindo e desobedecendo ao governo imposto pela oligarquia e burguesia paraguaias, dirigidas e estimuladas pelo imperialismo norte-americano e brasileiro. Assim, o aprofundamento da democracia, encabeçada pelo primeiro governo eleito popularmente no Paraguai, fica impossibilitado. Durante o golpe de Estado o povo e a juventude ocuparam a praça em frente ao Congresso Nacional, e foram reprimidos pela polícia. Após o golpe, a juventude de Assunção tomou a TV pública Paraguaia, o que permitiu denunciar a manipulação midiatica nos meios de comunicação. Ao mesmo tempo, os movimentos camponeses bloquearam muitas estradas junto as diferentes organizações sindicais, estudantis e urbanas. Hoje, o povo paraguaio resiste e luta amparado pela constituição.

A UJC denuncia a negligência do governo brasileiro ao povo paraguaio. Os setores golpistas e as empresas, como a Monsanto, Odebrecht, alguns latifundiários, o governo estadonuidense e a mídia internacional burguesa colaboram com a ditadura vigente, mantendo os interesses do capital.

Urge a necessidade de que as organizações de juventude, populares, sindicais de esquerda, democráticas e revolucionárias do Brasil e do mundo, tomem a posição de pressionar o governo federal paraguaio, rompendo relações diplomáticas e econômicas com o Paraguai.

Nesse sentido a UJC chama atenção para a necessidade de organizar comitês locais em solidariedade a luta do povo paraguaio, dando força aos atos e debates públicos, dos quais a UJC já participa, na perspectiva de fortalecer a rede de apoio a luta contra o golpismo imperialista no continente.

FORA IMPERIALISMO, DAS AMÉRICAS E DO MUNDO!

Niterói, 15/07/2012. VI Congresso Nacional da UJC.