Home Sem categoria A União da Juventude Comunista está de luto!
A União da Juventude Comunista está de luto!
0

A União da Juventude Comunista está de luto!

0

imagemA União da Juventude Comunista está de luto. Pesar pela perda de um dos grandes exemplos da prática comunista de luta pelos principais anseios de homens e mulheres que vivem somente do seu trabalho, isto foi o que movimentou a vida do camarada Irun Sant`anna.

Nos mais de 75 anos de militância comunista no PCB, Irun foi uma importante referência por onde passou. Participou do levante comunista em 1935, foi um dos fundadores da UNE cuja entidade foi durante muito tempo uma das protagonistas das principais lutas populares na sociedade brasileira. Em sua prática profissional  era conhecido como o médico dos pobres, ao mesmo tempo aliando toda essa prática ininterrupta com os estudos e reflexões sobre o capitalismo, suas mazelas e a necessária alternativa revolucionária comunista.Enfrentou dificuldades, injustiças e perseguições com a mesma firmeza e convicção ideológica.

Nas palavras de Nelson Werneck Sodré: “Quando Irun Sant`Anna fala dessas desigualdes, ele sabe do que está tratando, pois conheceu tais desigualdades, viveu-as intensamente, como testemunha e como participante. Sua analise além de tudo é revestida e respaldada pelo seguro método de que ele se serve, método que aprendeu cedo e em que se tornou sabedor e militante(…) Irun Sant`Anna foi sempre um militante devoto à causa e convencido de sua justeza.(…)”

Em tempos de naturalização das desigualdades, injustiças e desumanização da humanidade, valorizar,lembrar e referenciar a história de  revolucionários como Irun Sant`Anna é um princípio elementar para todos os revolucionários. Para nós da UJC, foi uma honra ter contado com Irun em nossas fileiras, temos a certeza que o seu legado estará se presente nas lutas por um mundo onde reine a liberdade,a democracia, o socialismo e a emancipação humana, afinal Irun faz jus às sabias palavras do Bertolt Brecht, foi um militante imprescindível, pois lutou até o último dia de sua honrosa vida.

Camarada, Irun PRESENTE!

FOMOS, SOMOS E SEREMOS COMUNISTAS!